(a) A escola pode conviver com formas gráficas da língua popular e até mesmo do registro chamado de "vulgar"? (b) Até que ponto aceitar grafias de base fonética assentadas na fala dos alunos é um caminho didático adequado? (c) Por que há alunos que produzem textos ricos em informações, mas em grafia "bárbara", e outros que reproduzem textos "certinhos" de baixa informatividade? (d) Como avaliar esses dois tipos de desempenho escrito? (e) Para onde pode levar o estudo fonológico? Para a sintaxe? morfologia? dialetologia? semântica? estilística? lexicologia? pedagogia? sociolinguística? análise do discurso? Considerações sobre a fala e a escrita — fonologia em nova chave investe em uma porta a ser aberta dentro da sala de aula, para mostrar um fascinante território a ser explorado: pense mais um pouco e aumente sua lista. Vá para a literatura, para as histórias em quadrinhos, para a música, para o futebol... Afinal, a fonologia é apenas o começo de uma aventura que não precisa ter fim.
                        | Informações técnicas | |
| Número de Páginas | 112 | 
| Ano de Publicação | 2012 | 
| Editora | PARABOLA | 
| Autor | DARCILIA SIMÕES | 
| ISBN | 9788588456532 | 
| Comprimento (cm) | 23 | 
| Largura (cm) | 16 | 
Considerações sobre a fala e a escrita
- Editora: PARABOLA
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