O livro apresenta o tema da inclusão em seu caráter multifacetado, e sua leitura, na perspectiva do pensamento complexo, torna-se extraordinariamente rica. As dimensões econômica, histórica, sociológica, tecnológica e, especialmente, ética da inclusão vão se mostrando para o leitor, ao longo da leitura de uma única obra, em diferentes momentos, de diferentes formas e com diferentes nuances, em uma tessitura que permite refletir a inclusão em sua complexidade, em suas possibilidades e impossibilidades, constituindo, assim, um importante contraponto às representações dominantes relativamente utópicas, fragmentadas e simplistas, atualmente em muitos cenários, especialmente no contexto educativo. A partir das interessantes análises realizadas sobre preconceito, inclusão e deficiência, emergem, com clareza, os limites da ação, os quais obrigam a pensar em reformulações e novas estratégias, nem sempre explicitadas, porém, implicitamente sugeridas para serem pensadas. Esta é uma obra revolucionária pelo seu caráter subversivo e desafiador; criativa pela sua própria natureza e pelas possibilidades que abre para novas reflexões e ações. Foge, com acerto, da repetição, da fragmentação, da simplificação e do reducionismo que caracteriza, infelizmente, boa parte da produção científica nesse campo e, por isso, sua leitura pode constituir um bom incentivo para todos aqueles que, sensibilizados com a complexidade da inclusão, querem fazê-la possível.
Informações técnicas | |
Número de Páginas | 177 |
Ano de Publicação | 2007 |
Editora | EDUFSCAR |
Autor | ELIZABETH TUNES; ROBERTO BARTHOLO |
ISBN | 9788576000877 |
Comprimento (cm) | 21 |
Largura (cm) | 14 |
Nos limites da ação: preconceito, inclusão e deficiência
- Editora: EDUFSCAR
- Modelo: 510200106
- Disponibilidade: Em estoque
- R$32,00
-
R$25,60
Produtos relacionados
Aluno com deficiência visual cortical: teoria e prática, O
Os avanços na área médica e educacional têm evidenciado cada vez mais o aumento na prevalência da de..
R$27,20 R$34,00