Partindo da consideração dos movimentos de vanguarda na América Latina como discurso cultural, este trabalho propõe o estudo de um aspecto específico: relações estabelecidas entre esses movimentos e diversas manifestações da cultura popular, tanto no âmbito literário quanto no pictórico e no musical. O mapeamento dessas relações evidencia aspectos em que se fundamentam diversas poéticas da transgressão no período, dentro da estratégia geral, estético-ideológica, de questionamento das convenções acadêmicas pela valorização do popular contemporâneo e de formas e práticas artísticas do passado pré-colombiano que convivem de forma plena nos setores subalternos da população dos países da região. Essas poéticas da transgressão dão expressão a uma heterogeneidade cultural não reconhecida nem expressada até então pela "alta" cultura oficial. No campo literário, uma análise contrastiva de diversos textos programáticos e polêmicos e de outras produções individuais ou grupais (publicações periódicas, narrativa de ficção, poesia) revela zonas de conflito no que tange à relação com o popular e suas estratégias de tratamento estético. Com efeito, elas evidenciam a fragmentação e heterogeneidade dos setores subalternos que a vanguarda se propõe a representar, nos âmbitos estético e ideológico da cultura.
Observação: Destacamos que esses exemplares apresentam algumas avarias provocadas pelo tempo, como ferrugem no papel e páginas amareladas
Informações técnicas | |
Número de Páginas | 337 |
Ano de Publicação | 2006 |
Editora | EDUFSCAR |
Autor | VIVANA GELADO |
ISBN | 9788575772560 |
Comprimento (cm) | 21 |
Largura (cm) | 14 |
Poéticas da transgressão: vanguarda e cultura popular nos anos 20 na América Latina
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