• Na treva da província
Na treva da província, seleção de poemas organizada e apresentada pelo crítico e também poeta Donny Correia, surge para, se não suprir, ao menos diminuir esta lacuna em nosso mercado editorial, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma fortuna crítica mais ampla e rigorosa em relação à obra de Perneta. Organizada em três seções, esta antologia oferece um eficiente e prazeroso panorama da imensa “elasticidade estética” presente na obra de um autor que, à revelia de quaisquer simplificações erguidas sobre atitudes de menosprezo, perpassa pelo menos três escolas literárias distintas: romantismo, parnasianismo e simbolismo. Aqui, a virulência modernista do julgamento de Trevisan é abandonada em favor de um equilibrado reexame da poesia do paranaense, sob a luz da história e dos embates éticos e estéticos de seu tempo.

Sem descuidar daquilo que nela é intempestivo, quer dizer, a arte de seu criador, Donny Correia situa a obra de Emiliano dentro do panorama maior do simbolismo brasileiro que, por sua vez, é lido como um primeiro momento de ruptura interna com o status quo parnasiano, dominante na Belle Époque nacional. Através destas lentes é que Correia observa na poesia de Perneta – em seu flerte com o satanismo, em sua verve às vezes pessimista e decadentista, prenhe de desilusões – a antecipação de muitos dos aspectos trágicos e das contradições dramáticas que marcariam o século XX (mas também o XXI), demonstrando a modernidade incipiente e a força inequívoca que, para além dos verbetes dos dicionários da poesia simbolista brasileira, a obra do autor possui.

Uma leitura necessária, portanto, para que os feitiços (a)críticos que ainda pairam sobre a figura de Emiliano finalmente se quebrem, revelando ao leitor aquilo que existe por detrás do sapo brejeiro e do príncipe provinciano: o poeta pela sua poesia.
Informações técnicas
Número de Páginas 176
Ano de Publicação 2021
Editora KOTTER
Autor DONNY CORREIA
ISBN 9786589624158
Comprimento (cm) 21
Largura (cm) 15

Na treva da província

  • Editora: KOTTER
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$39,70
  • R$31,76


Participe de nossas news com promoções e novidades!