Os conteúdos tratados neste livro giram em torno das relações existentes em sala de aula entre três atores principais: o professor, o currículo e o aluno, estando, dessa forma, subdividido em três unidades. Na primeira, o professor é analisado quanto à sua formação e condição de profissional do ensino, culminando nos saberes necessários para que esse profissional desenvolva suas funções em sala de aula. Na segunda unidade, o aluno entra em cena e o foco recai sobre as teorias que o mantém como componente central dos processos de ensino e aprendizagem. Entendendo que o objetivo final do trabalho do professor em sala de aula é desenvolver a aprendizagem em seus alunos por meio do ensino, o autor analisa como esses dois atores relacionam-se e influenciam-se durante esses processos. Finalmente, na terceira unidade, é acrescentado o currículo ao cenário de sala de aula, procurando demonstrar que sua configuração traz concepções de mundo que acabam por moldar os relacionamentos entre professor e aluno. Não só isso, o currículo é capaz de determinar o tipo de ensino e aprendizagem que será desenvolvido em sala de aula, caracterizando-se como componente essencial desses processos.
Informações técnicas | |
Número de Páginas | 73 |
Ano de Publicação | 2011 |
Editora | EDUFSCAR |
Autor | FERNANDO STANZIONE GALIZIA |
ISBN | 9788576002680 |
Comprimento (cm) | 27 |
Largura (cm) | 21 |
Altura (cm) | ,4 |
A relação entre professor, aluno e currículo em sala de aula
- Editora: EDUFSCAR
- Modelo: 509000031
- Disponibilidade: Em estoque
- R$26,40
-
R$13,20