• O ensino da língua: um processo discursivo
O presente livro é fruto de uma longa trajetória em pesquisas sobre os processos de apropriação da língua e de práticas em sala de aula. Tem como eixo condutor as concepções de linguagem, língua e seu ensino, articuladas ao desenvolvimento de formas de trabalho pedagógico. O objetivo é que futuros docentes compreendam a amplitude social da linguagem, a fim de promover em sala de aula o acesso à norma padrão, respeitando a linguagem do educando. Para isso adotamos uma trajetória com início nas principais ideias de três estudiosos da linguagem do século XX (Saussure, Chomsky e Bakhtin), na psicologia histórico-cultural com Vygostsky e Luria e na educação conscientizadora com Freire. Para fornecer instrumentos para que os educandos interajam adequadamente em diversas situações sociais, destacamos o trabalho com os diferentes gêneros em sala de aula. Apresentamos textos escritos por crianças, indicando um caminho para se (re)pensar o processo avaliativo, reconhecendo que a intencionalidade do professor é fundamental para o sucesso do aprendizado do educando. Finalmente, mostramos que há novos olhares para a produção de texto na sala de aula, tratando a coesão e coerência textuais, indicando caminhos para que os educandos possam chegar ao final dos anos iniciais do Ensino Fundamental capazes de escrever com maior qualidade.
Informações técnicas
Número de Páginas 137
Ano de Publicação 2011
Editora EDUFSCAR
Autor CLAUDIA RAIMUNDO REYES; DULCE MASIERO PICCOLLI
ISBN 9788576002369
Comprimento (cm) 27
Largura (cm) 21
Altura (cm) ,8

O ensino da língua: um processo discursivo

  • Editora: EDUFSCAR
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$42,00
  • R$21,00


Participe de nossas news com promoções e novidades!