• Camarada: um ensaio sobre pertencimento político
No século XX, milhões de pessoas em todo o globo se dirigiam umas às outras como “camarada”. Hoje, em círculos de esquerda é mais comum ouvir falar em “aliados”. Neste livro, Jodi Dean insiste no fato de que essa mudança exemplifica o problema fundamental da esquerda contemporânea: a sobreposição da identidade política a uma relação de pertencimento político que precisa ser construída, sustentada e defendida.

Neste ensaio com recortes e análises bastante originais, Dean nos oferece uma teoria da camaradagem. Camaradas são pessoas que se encontram de um mesmo lado de uma luta política. Unindo-se voluntariamente por justiça, sua relação é caracterizada por disciplina, coragem e entusiasmo.

Analisando o igualitarismo da figura do camarada à luz das diferenças de raça e gênero, Dean recorre a um leque de exemplos históricos e literários, como os de Harry Haywood, C. L. R. James, Aleksandra Kollontai e Doris Lessing. Eis um livro curto que articula história, psicanálise e filosofia num texto prazeroso de ler como ensaio de interesse geral.
Informações técnicas
Número de Páginas 208
Ano de Publicação 2021
Editora BOITEMPO
Autor JODI DEAN
ISBN 9786557170854
Comprimento (cm) 21
Largura (cm) 14

Camarada: um ensaio sobre pertencimento político

  • Editora: BOITEMPO
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$55,00
  • R$46,75


Participe de nossas news com promoções e novidades!