Esta obra reúne relatos de práticas pedagógicas realizadas por professores-pesquisadores de escolas públicas e particulares, engajados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem da Educação Básica. A partir de projetos desenvolvidos na formação docente e com alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, os autores compartilham estratégias e proposições teóricas que permitem refletir sobre os sentidos do que se aprende, como se aprende, quando e como utilizar o que se aprende. Trata-se de tornar visível a aprendizagem de alunos e professores.
As experiências retratadas pelos autores dialogam com as propostas contemporâneas de estudos sobre educação, dentre elas a aprendizagem visível, com base nas pesquisas de John Hattie na Universidade da Nova Zelândia; a abordagem italiana Reggio Emilia e o registro da documentação pedagógica; e o Projeto Zero, desenvolvido na Universidade de Harvard, sobre a importância do pensamento e do aprender fazendo.
Dentre os temas discutidos na obra estão o pensar e a reflexão na formação docente, a cultura maker (mão na massa), o uso do design no projeto político-pedagógico, a avaliação e a autoavaliação como aprendizagem, o estudo do erro, a prática direcionada e o planejamento reverso. Em cada capítulo, são compartilhadas diversas ferramentas para download, além de referências de artigos e vídeos para que os professores ampliem seu conhecimento e aprimorem suas práticas pedagógicas.
Informações técnicas | |
Número de Páginas | 304 |
Ano de Publicação | 15.12.2021 |
Autor | Julia Pinheiro Andrade; |
ISBN | 9786588457047 |
Comprimento (cm) | 8 |
Largura (cm) | 16 |
Altura (cm) | 23 |
Aprendizagens visíveis - Experiências teórico-práticas em sala de aula
- Editora: PANDA BOOKS
- Modelo: 503701530
- Disponibilidade: Em estoque
-
R$69,90