A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou PBL (Problem-based Learning) é uma metodologia de ensino e aprendizagem com larga utilização em escolas superiores (notadamente de medicina) e em outros níveis educacionais. Concebido no final dos anos 1960, o PBL, grosso modo, emprega problemas da vida real (reais ou simulados) para iniciar, motivar e focar a aprendizagem de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Além de apresentar uma introdução geral ao PBL, enfocando alguns aspectos principais (e.g., fundamentos, características, formatos e problemas), este texto descreve e discute uma experiência parcial da metodologia (em uma disciplina isolada em currículos convencionais) a partir da visão dos atores e de resultados de pesquisas, mostrando seus limites intrínsecos e contextuais e indicando os ganhos com relação ao desenvolvimento tanto discente quanto docente.
Informações técnicas | |
Número de Páginas | 151 |
Ano de Publicação | 2010 |
Editora | EDUFSCAR |
Autor | LUIS R. DE CAMARGO RIBEIRO |
ISBN | 9788576001140 |
Comprimento (cm) | 21 |
Largura (cm) | 14 |
Altura (cm) | ,9 |
Aprendizagem Baseada em Problemas: PBL uma experiência no ensino superior
- Editora: EDUFSCAR
- Modelo: 503700024
- Disponibilidade: Em estoque
- R$59,90
-
R$47,92