• Violência sexual e direito ao aborto legal no Brasil: fatos e reflexões
A pandemia de Covid-19 trouxe, entre vários desafios, o problema de restrição de acesso aos estabelecimentos de saúde. A questão atinge fortemente as mulheres que precisam recorrer a atendimentos relacionados a direitos sexuais e reprodutivos. A fim de ampliar os debates e informações em meio a esse contexto, a Editora Fiocruz lança Violência Sexual e Direito ao Aborto Legal no Brasil: fatos e reflexões, livro que integra a coleção Temas em Saúde.

Escrito por Camila Giugliani, Angela Ester Ruschel, Gregório Corrêa Patuzzi e Maura Carolina Belomé da Silva, profissionais e pesquisadores do Rio Grande do Sul, o título faz uma discussão sobre o direito à interrupção de gestações decorrentes de violência sexual no Brasil.
Para aprofundar a discussão sobre o tema, o livro traz uma contextualização histórica e social dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, apresentando o panorama jurídico, dados epidemiológicos e o cenário assistencial relacionado ao direito ao aborto previsto em lei. "Fazemos também uma análise das barreiras que permeiam o acesso a esse direito no Brasil", complementa o enfermeiro Gregório Patuzzi.

Dividida em nove capítulos, a obra reúne, segundo a médica Camila Giugliani, "informação científica com o acúmulo da experiência dos movimentos sociais". Para ela, essa união de saberes e experiências é algo valioso no compartilhamento de debates presentes no livro. Além da contextualização do primeiro capítulo, o volume faz, em seguida, uma análise da literatura científica nacional sobre o tema no segundo capítulo. Logo depois, nos capítulos três e quatro, são abordados o panorama jurídico e os dados epidemiológicos.

O cenário assistencial e as diversas barreiras ao acesso à interrupção legal da gestação estão presentes nos capítulos cinco e seis. Por fim, as estratégias de superação dos desafios impostos, além de perspectivas e conclusões, marcam os três últimos capítulos. Referências bibliográficas e sugestões de leitura são disponibilizados para as leitoras e os leitores com interesse em se aprofundar na temática.
Informações técnicas
Número de Páginas 136
Ano de Publicação 2021
Editora FIOCRUZ
Autor CAMILA GIUGLIANI; ANGELA RUSCHEL; GREGÓRIO PATUZZI MAURA SILVA
ISBN 9786557080405
Comprimento (cm) 18
Largura (cm) 12,5

Violência sexual e direito ao aborto legal no Brasil: fatos e reflexões

  • Editora: FIOCRUZ
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$15,00
  • R$12,00


Participe de nossas news com promoções e novidades!