O presente livro é fruto de uma longa trajetória em pesquisas sobre os processos de apropriação da língua e de práticas em sala de aula. Tem como eixo condutor as concepções de linguagem, língua e seu ensino, articuladas ao desenvolvimento de formas de trabalho pedagógico. O objetivo é que futuros docentes compreendam a amplitude social da linguagem, a fim de promover em sala de aula o acesso à norma padrão, respeitando a linguagem do educando. Para isso adotamos uma trajetória com início nas principais ideias de três estudiosos da linguagem do século XX (Saussure, Chomsky e Bakhtin), na psicologia histórico-cultural com Vygostsky e Luria e na educação conscientizadora com Freire. Para fornecer instrumentos para que os educandos interajam adequadamente em diversas situações sociais, destacamos o trabalho com os diferentes gêneros em sala de aula. Apresentamos textos escritos por crianças, indicando um caminho para se (re)pensar o processo avaliativo, reconhecendo que a intencionalidade do professor é fundamental para o sucesso do aprendizado do educando. Finalmente, mostramos que há novos olhares para a produção de texto na sala de aula, tratando a coesão e coerência textuais, indicando caminhos para que os educandos possam chegar ao final dos anos iniciais do Ensino Fundamental capazes de escrever com maior qualidade.
Informações técnicas | |
Número de Páginas | 137 |
Ano de Publicação | 2011 |
Autor | Claudia Raimundo Reyes; Dulce Masiero Piccolli; |
ISBN | 9788576002369 |
Comprimento (cm) | 0.8 |
Largura (cm) | 21 |
Altura (cm) | 27 |
O ensino da língua - Um processo discursivo
- Editora: EDUFSCAR
- Modelo: 509000012
- Disponibilidade: Em estoque
- R$42,00
-
R$31,50