• Trabalho, saúde e adoecimento mental: Percursos na rede de atenção do SUS
Obra que investiga, de forma sensível, a assistência prestada no Sistema Único de Saúde (SUS) aos usuários que enfrentam questões de saúde mental relacionadas às suas vivências nos ambientes de trabalho. O livro reúne algumas narrativas de trabalhadores da saúde de uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte (MG), abrangendo histórias complexas e variadas sobre saúde e adoecimento mental em meio aos percursos de trabalho de diferentes profissionais.

O livro é um desdobramento da dissertação de mestrado da psicóloga Adriana de Paula Reis, defendida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2016. Profissional do SUS há quase duas décadas no município de Betim (MG), a autora revela em sua pesquisa a importância do cuidado integral em saúde e do compartilhamento de saberes e experiências entre trabalhadores e usuários do Sistema. Para a professora do Departamento de Psicologia da UFMG Cláudia Penido, o título é "uma relevante contribuição para a área de saúde mental e trabalho".

Além de referências, histórias e trajetórias dos personagens (que foram mantidos no anonimato, por questões éticas de pesquisa), a escritora realiza, ao longo de cinco capítulos, análises sobre a Rede SUS e sobre o campo da saúde do trabalhador e suas articulações. "Os estudos de casos dos trabalhadores são apresentados com riqueza de detalhes, demonstrando que a atenção delicada e sensível de Adriana Reis permitiu dar concretude aos trabalhadores, usuários, profissionais da saúde e ao SUS. O livro também revela a política pública em ação na vida das pessoas, e, ao mesmo tempo, a importância do SUS e das ações em saúde do trabalhador", enaltece a pesquisadora Leny Sato, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP), no texto de quarta capa.

O valor dos trabalhadores e profissionais do SUS atravessa todas as abordagens da obra, com olhar especial para a Atenção Primária à Saúde. "Reconhecemos que o trabalho de servidores públicos pode fazer a diferença no desenvolvimento de trajetórias de vidas, especialmente marcadas pela desigualdade e discriminação social. Daí a importância fundamental do fortalecimento de políticas públicas como um potente e estratégico instrumento para a construção de uma sociedade democrática", enfatiza a autora, na apresentação do livro.

Dessa forma, o volume cumpre um especial objetivo de debater temas fundamentais em meio às profundas relações entre saúde mental e trabalho. "O esforço de Adriana para disseminar no sistema público de saúde uma reflexão séria sobre a importância do trabalho na compreensão do adoecimento mental traz consigo tão somente o desejo de permitir uma melhor oxigenação das práticas profissionais", destaca, no prefácio, a pesquisadora Maria Elizabeth Antunes Lima, professora aposentada do Departamento de Psicologia da UFMG.
Informações técnicas
Número de Páginas 265
Ano de Publicação 2020
Editora FIOCRUZ
Autor ADRIANA DE PAULA REIS
ISBN 9786557080245
Comprimento (cm) 23
Largura (cm) 16

Trabalho, saúde e adoecimento mental: Percursos na rede de atenção do SUS

  • Editora: FIOCRUZ
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$50,00
  • R$40,00


Participe de nossas news com promoções e novidades!