• Direito à comunicação e saúde
Defender o nosso Sistema Único de Saúde e reforçar sua importância para o Brasil é também acreditar que uma outra comunicação em saúde é possível. Diante da pandemia de Covid-19, em um contexto em que o valor do SUS ocupa posição de destaque nas mídias e na agenda pública, a Editora Fiocruz lança Direito à Comunicação e Saúde, livro que integra a coleção Temas em Saúde.

Escrito por Luiz Felipe Stevanim e Rodrigo Murtinho, o título analisa a centralidade do direito à comunicação para a garantia da saúde e dos princípios do SUS. Segundo os autores, o objetivo principal do livro é compreender as relações entre comunicação e saúde à luz dos direitos humanos.
Stevanim e Murtinho norteiam o desenvolvimento da obra a partir de uma questão central: direito à comunicação tem a ver com saúde? Eles mostram não apenas que sim, como também ressaltam a indissociabilidade entre os direitos à saúde e à comunicação e os conceitos de democracia e cidadania. A partir daí, os pesquisadores levantam diversas outras perguntas, que são fundamentais para embasar os debates presentes no livro. Como podemos garantir as necessidades em saúde das populações em situação de vulnerabilidade, dos povos indígenas, dos povos quilombolas, das pessoas vivendo com HIV/Aids, das pessoas em situação de rua? Como podemos ouvir e vocalizar as suas demandas em saúde? Como proteger crianças e adolescentes e combater violações de direitos humanos nos meios de comunicação? Qual é a representação que a mídia faz do SUS?

Para ampliar as discussões, os autores retornam mais de trinta anos no tempo, revisitando o contexto das lutas sociais que marcaram a redemocratização do país. "Nós retomamos os marcos da Oitava Conferência Nacional de Saúde, em 1986, que expressa que não há saúde sem democracia e também não há democracia e saúde sem a garantia de uma comunicação democrática", destaca Stevanim.

Nessa retomada, o título mostra como a existência do direito à saúde é intrínseco à garantia de pluralidade e diversidade na comunicação. Em cinco capítulos, o volume apresenta referenciais teóricos e contextos em que as interfaces entre direito à comunicação e à saúde se fazem presentes. Temas como exclusão digital, proteção de dados pessoais e desinformação também são abordados.
Informações técnicas
Número de Páginas 163
Ano de Publicação 2021
Editora FIOCRUZ
Autor LUIZ FELIPE STEVANIM; RODRIGO MURTINHO
ISBN 9786557080399
Comprimento (cm) 18
Largura (cm) 12,5

Direito à comunicação e saúde

  • Editora: FIOCRUZ
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$15,00
  • R$12,00


Participe de nossas news com promoções e novidades!