Um livro para todos aqueles que se interessam pelo modo como os sentidos se constroem e circulam em nossa sociedade. A autora constrói, discursivamente, um arquivo de obras de diferentes autores, de épocas distintas, que tratam da alfabetização/do analfabetismo, analisando, a partir de marcas linguísticas presentes nos textos, o trabalho da memória na construção de referentes, de sentidos e de posições sujeito, pelo movimento da paráfrase e da polissemia, pelo estabelecimento de fronteiras simbólicas móveis e movediças nas práticas pedagógicas e linguísticas de uma sociedade colonizada e letrada, compreendendo, assim, os atos simbólicos e políticos aí implicados; a potência da escrita em suas possibilidades de coerção e, ao mesmo tempo, de liberdade, de poesia. Mariza Vieira da Silva é doutora em Linguística pela Unicamp, na área de análise de discurso. Realizou estágios pós-doutorais como integrante do projeto internacional História das Ideias Linguísticas no Brasil, na École Normale Supérieure de Lettres et Sciences Humaines de Lyon, na França. Seus estudos, pesquisas e publicações têm como foco de interesse a relação entre linguagem, educação e sociedade no processo de escolarização do português como língua nacional. \r\n
Informações técnicas | |
Número de Páginas | 432 |
Ano de Publicação | 08.06.2016 |
Autor | Mariza Vieira da Silva; |
ISBN | 9788526813274 |
Comprimento (cm) | 2 |
Largura (cm) | 14 |
Altura (cm) | 21 |
História da alfabetização no brasil - Sentidos e sujeitos da escolarização
- Editora: UNICAMP
- Modelo: 507300006
- Disponibilidade: Em estoque
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