• Aedes de A a Z
Que particularidades tornam o mosquito Aedes tão presente em nossa rotina? O que há de novo em termos de estratégia e controle desse mosquito? A fim de responder e fazer refletir sobre essas e outras perguntas relacionadas ao vetor, Aedes de A a Z, livro que integra a coleção Temas em Saúde, apresenta visões de quatro profissionais da Fiocruz com diferentes formações e enfoques complementares: Denise Valle, bióloga; Raquel Aguiar, jornalista; Denise Nacif Pimenta, antropóloga; e Vinicius Ferreira, jornalista e publicitário.

Mesmo em um cenário repleto de desafios causados pela pandemia de Covid-19, o livro nos lembra, logo na apresentação, que “o Brasil é reconhecido internacionalmente pela criatividade e assertividade com que busca estratégias para controlar epidemias”. Os autores ressaltam que, no caso de epidemias causadas por doenças transmitidas por vetores (como é o caso do mosquito Aedes), “o país tem tradição que remonta à constituição da medicina tropical, no início do século XIX”.
Segundo eles, o título oferece ao leitor “um meio do caminho entre um texto corrido e um glossário”, corroborando a expressão de A a Z presente no título. Ainda na apresentação, uma lista de siglas e termos técnicos relacionados ao Aedes é apresentada com o objetivo de facilitar a leitura e a consulta dos significados. Em seguida, cada um dos cinco capítulos se divide em tópicos com abordagens específicas sobre o Aedes. A obra conta ainda com diversos infográficos que ilustram aspectos do vetor em uma linguagem simples e de fácil visualização.

No primeiro capítulo, o volume apresenta um histórico das entradas, do controle e da erradicação do mosquito no Brasil. Em seguida, no capítulo dois, os autores chamam atenção para o fato de o Aedes ser um inseto doméstico, que vive perto do homem e se beneficia das condições por ele criadas. O terceiro capítulo, que tem como base a pergunta A culpa é do mosquito?, discorre sobre as condições sociais que geram os ambientes propícios para o desenvolvimento do mosquito e dos processos epidêmicos. As ações de vigilância e controle dão o tom do quarto capítulo. Por fim, o quinto e último capítulo reflete sobre a importância estratégica da comunicação para o controle do vetor e a prevenção às arboviroses.
Informações técnicas
Número de Páginas 172
Ano de Publicação 2021
Editora FIOCRUZ
Autor DENISE VALLE; RAQUEL AGUIAR; DENISE PIMENTA; VINICIUS FERREIRA
ISBN 9786557080306
Comprimento (cm) 18
Largura (cm) 12,5

Aedes de A a Z

  • Editora: FIOCRUZ
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$15,00
  • R$12,00


Participe de nossas news com promoções e novidades!