• Prospectiva para ciência, tecnologia e inovação
A fim de preencher uma lacuna na literatura relacionada aos chamados estudos do futuro em âmbitos nacional e internacional, a Editora Fiocruz lança Prospectiva para Ciência, Tecnologia e Inovação. Escrito por três professores da Escola Superior de Economia (HSE) de Moscou, na Rússia, o novo título estará disponível para aquisição a partir de 25 de agosto, nos formatos impresso – via Livraria Virtual da Editora – e digital, por meio da plataforma SciELO Livros.

A obra é uma tradução de Foresight for Science, Technology and Innovation, cuja primeira edição foi lançada em 2016. Publicado originalmente em inglês, o título foi escrito por Ian Miles, Ozcan Saritas e Alexander Sokolov. Valdir Ermida, pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), foi o responsável pela tradução.

O livro pretende ampliar o conjunto de atores engajados na política de ciência e inovação, contribuindo para planejadores, gestores e formadores de políticas. "Os tomadores de decisão estão sendo confrontados com novas complexidades e incertezas. São desafios que exigem a antecipação de perspectivas, suposições e estratégias de longo prazo", alerta Isaac Roitman, professor emérito e cofundador do Núcleo de Estudos do Futuro da Universidade de Brasília (UnB), que assina o texto de orelha. Ainda segundo Roitman, o conceito de prospectiva "visa explorar a abrangência de futuros alternativos em vez de estabelecer previsões precisas, devendo basear-se nos conhecimentos das ciências naturais e da engenharia, e nos conhecimentos sociais e econômicos". Já o tradutor destaca que o volume organiza um conhecimento que se encontrava disperso na literatura, aplicando-o ao conceito de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). "O livro conjuga desde a história da prospectiva, os conceitos que a justificam, bem como os seus métodos, processos e resultados, aliados a uma rica variedade de exemplos e ilustrações que auxiliam no entendimento de sua aplicação e prática", resume Ermida. Logo no prefácio, o pesquisador apresenta uma série de conceitos e definições do termo prospectiva, com o propósito de fundamentar a adoção, em português, desse vocábulo como a justa versão do original foresight.

Dessa forma, o livro representa, de acordo com o tradutor, um refinamento conceitual na área de estudos de futuros. São nove capítulos, além de prefácio, introdução, conclusões e referências. Os autores originais assinam também uma Apresentação à Edição Brasileira. "As sessões do livro estão encadeadas segundo uma sequência idealizada de estágios", explica Valdir Ermida.

No primeiro capítulo, são apresentados os antecedentes e o objeto da prospectiva. Nos capítulos dois e três, os leitores conhecem as fases de iniciação e de interação. Nos dois capítulos seguintes são apresentadas as principais ferramentas da fase de inteligência. Já o sexto capítulo representa a fase de imaginação, quando são introduzidos os métodos para a construção de cenários.O capítulo sete mostra a fase de integração, na qual se busca uma compreensão de como as coisas se relacionam entre si para, em seguida, na fase de interpretação (oitavo capítulo), desenvolver e avaliar estratégias para a construção de futuros. Por fim, no último capítulo, o livro enfatiza a importância do estabelecimento de prioridades e de recomendações para ação, focando também na disseminação e na aplicação das recomendações da prospectiva.A prospectiva e o cenário da pandemia.

A obra esmiuça as intrínsecas relações entre a experiência em CT&I e a formulação de políticas públicas. Diante dos muitos desafios causados pela emergência global da Covid-19, os autores mostram a necessidade de conhecimentos especializados para enfrentar uma crise como a pandemia. "Os exercícios de prospectiva geralmente consideram futuros de longo prazo, em que até mesmo os especialistas têm enorme incerteza sobre como as várias possibilidades irão evoluir e se entrelaçar", avaliam Miles, Saritas e Sokolov. O tradutor da obra enaltece os esforços dos autores na contextualização dos estudos do futuro com o cenário atual. "Eles nos presenteiam com uma introdução à edição brasileira, em que exploram as relações entre a prospectiva e as políticas vigentes à luz da pandemia de Covid-19. Em um momento histórico, quando todos nós nos perguntamos como deverá ser o mundo pós pandemia, acredito que este livro se apresenta como uma promissora ferramenta de apoio à construção de um futuro melhor", ressalta Ermida.
Informações técnicas
Número de Páginas 453
Ano de Publicação 2021
Editora FIOCRUZ
Autor IAN MILES; OZCAN SARITAS; ALEXANDER SOKOLOV
ISBN 9786557080375
Comprimento (cm) 23
Largura (cm) 16
Altura (cm) 2,6

Prospectiva para ciência, tecnologia e inovação

  • Editora: FIOCRUZ
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$84,00
  • R$67,20


Participe de nossas news com promoções e novidades!