Quando você escreve, fica com dúvida em relação ao uso de crase? Na obra "Só crase: método fácil em quinze lições", a autora Maria Tereza de Queiroz Piacentini apresenta as regras do uso de crase de forma simples e direta, ilustradas com exemplos do dia a dia brasileiro. Para facilitar o aprendizado ou reforçar o seu conhecimento, no final de cada lição o leitor encontra exercícios pertinentes ao assunto abordado, bem como a solução dessas questões, tão importantes para uma comunicação eficiente.

"O problema para nós brasileiros é que na Língua Portuguesa o artigo definido feminino, que veio do latim 'illa', tornou-se apenas 'a' (e não 'la', como em Espanhol, Francês e Italiano), portanto igual à preposição 'a'. Então na hora de escrever fica mais difícil reconhecer se o 'a' falado é artigo ou preposição, ou os dois termos juntos, uma vez que a crase indica a fusão de 'a' com 'a' (o que no masculino equivale a 'ao'). Já em Portugal, não se observa essa dificuldade, pois eles pronunciam 'a' e 'à' de forma diferente", relata a autora.


"A maior dica, que eu enfatizo ao longo do livro, é ter em mente que só se usa o 'à' craseado diante de substantivo feminino determinado - jamais antes de palavra masculina", destaca Piacentini, que é professora e revisora. "É bom saber também que esse substantivo pode estar qualificado por um adjetivo ou numeral. Por exemplo, escreve-se 'Enviou cumprimentos à melhor tenista do campeonato e à primeira aluna da classe'. Outra questão importante é tratada na Lição 11 do livro: nas expressões adverbiais femininas de modo, meio, tempo e lugar, embora o 'a' inicial possa ser apenas mera preposição, costuma-se usar o 'à' craseado por clareza. Um caso típico é o de "lavar à máquina" (com máquina), que assim não se confunde com "lavar a máquina" (limpar a própria máquina)".

O livro "Só crase: método fácil em quinze lições" destina-se a toda pessoa interessada em aperfeiçoar a sua escrita na vida pessoal ou no mercado de trabalho: estudantes universitários e de Ensino Médio, professores, operadores do Direito, jornalistas e outros profissionais.

Sobre a autora
Maria Tereza de Queiroz Piacentini, titular da Cadeira 21 da Academia Catarinense de Letras, é licenciada em Letras (Português e Inglês), com Mestrado em Educação pela UFSC. Em 1989, ficou responsável pela revisão gramatical da Constituição do Estado de Santa Catarina. Por mais de duas décadas ministrou cursos de Língua Portuguesa e ainda trabalha com revisão técnica de traduções do Inglês e Francês. Como diretora do Instituto Euclides da Cunha, em Curitiba (PR), responde pelo conteúdo do portal Língua Brasil. Publicou os livros "Só vírgula: método fácil em vinte lições", "Só palavras compostas: manual de consulta e autoaprendizagem", "Não tropece na língua: lições e curiosidades do português brasileiro", "Não tropece na redação: questões de gramática e estilo", "Manual da boa escrita" e o e-book "Tira-dúvidas de português para estrangeiros".


Denise Britto - Publicado em 25-01-2024 09:00

https://www.ufscar.br/noticia?codigo=15937&id=livro-da-edufscar-explica-uso-de-crase-a-partir-de-dicas-e-exemplos


Memória Seletiva
Livro aborda patrimônio cultural e o extrativismo no Brasil...
EdUFSCar lança obra sobre a história do conceito de prudência política
...

Participe de nossas news com promoções e novidades!