• Vacinas
As vacinas e os processos que envolvem a vacinação estão no centro dos debates sobre o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Em meio à emergência global, falar sobre a trajetória das vacinas tem sido fundamental para reforçar a importância coletiva do ato de vacinar. Vacinas, livro que integra a coleção Temas em Saúde, aprofunda as informações sobre o tema diante desse contexto.

Escrito por especialistas de diferentes gerações de pesquisadores da Fiocruz (Jorlan Fernandes, Natália Lanzarini, Akira Homma e Elba Lemos), o título busca discutir o papel das imunizações na prevenção e no controle de doenças infecciosas ao longo da história.
Com as discussões sobre vacinas e cobertura vacinal ganhando atenção especial por parte da mídia e da população em geral, os leitores encontram no texto questões que se tornaram corriqueiras na agenda pública, como ensaios clínicos, vacina de vetor viral, vacina de mRNA e imunidade de rebanho. "Além disso, discutimos aspectos especiais e muito atuais, como o crescimento exponencial das fake news, a hesitação em vacinar e o aumento do movimento antivacinas", afirma a biomédica Natália Lanzarini.

Segundo os autores, o êxito das vacinas para a sociedade moderna acabou fazendo com que muitos perdessem o foco e passassem a questionar - sem embasamento científico - a importância da vacinação. Ao evitar milhões de mortes anuais em decorrência de doenças transmissíveis, as vacinas se tornaram vítimas do seu próprio sucesso, enfatizam os especialistas. "A hesitação em se vacinar se tornou uma das dez maiores ameaças globais à saúde", ressalta o farmacêutico Jorlan Fernandes. "Frente a esse cenário, o volume auxilia os leitores a se familiarizarem com esse universo tão complexo. Todo o texto foi construído com foco naqueles que, seja por curiosidade, interesse ou necessidade profissional, queiram compreender os conceitos-chave e os aspectos históricos e tecnológicos desses imunobiológicos", complementa o pesquisador.

Os seis capítulos do livro guiam o público por diferentes áreas que permeiam a vacinação, contemplando desde a definição, a história e a relevância das vacinas, passando pelos desafios e perspectivas sobre o assunto e incluindo a compreensão atual das vacinas e das estratégias de vacinação. Toda a abordagem da obra enfatiza, no caso do Brasil, a ação do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em um dos capítulos, intitulado Brasil na Vanguarda, a criação do PNI - um dos programas de vacinação mais completos do mundo - é destacada, reforçando o seu papel de referência internacional de política pública de saúde bem-sucedida.
Informações técnicas
Número de Páginas 164
Ano de Publicação 2021
Editora FIOCRUZ
Autor JORLAN FERNANDES; NATÁLIA LANZARINI; AKIRA HOMMA; ELBA LEMOS
ISBN 9786557080351
Comprimento (cm) 18
Largura (cm) 12,5

Vacinas

  • Editora: FIOCRUZ
  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$50,00
  • R$12,00

Esgotado

Participe de nossas news com promoções e novidades!