EdUFSCar lança livro que aborda controle de processos

A obra apresenta, de forma balanceada entre teoria e prática, temas clássicos relacionados a projeto de malhas de controle de processos. Os métodos são traduzidos em rotinas do Scilab, um software livre para programação científica.

Em 13/03/2020 08:37

Entrevista por CCS UFSCar

EdUFSCar lança livro que aborda controle de processos

A modelagem enfoca principalmente os processos químicos em que os modelos baseados nos princípios físico-químicos desempenham um papel fundamental. O projeto dos controladores PID para sistemas monovariáveis contínuos e discretos explora os métodos clássicos de sintonia complementados por extensiva simulação da malha fechada. O controle de processos multivariáveis é tratado através do controle preditivo linear baseado em modelos de resposta ao degrau.

"O livro evoluiu da coleção Apontamentos sobre controle de processos que também publiquei pela EdUFSCar, devido à importância do assunto e da escassez de publicações nacionais que abordassem o tema de forma didática e atual. Então, eu e o Darci, resolvemos escrevê-lo de forma a ocupar essa lacuna e usando um software livre para resolver problemas que necessitam de recursos computacionais. A maioria dos livros de controle usa o software Matlab, que é pago. Não conheço nenhuma obra nessa área que usa Scilab. Além disso, são fornecidos os códigos em Scilab que resolvem os exemplos apresentados na obra sobre controle preditivo. Isso é bom para a aprendizagem do aluno", explica Kwong, que é docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFSCar.

Embora o livro tenha sido escrito com exemplos voltados para estudantes da Engenharia Química, ele pode ser usado também em outros cursos de engenharia, como Elétrica e Mecânica. Mais informações sobre a obra podem ser obtidas no site da EdUFSCar.

Mais informações, clique aqui.


Tags da postagem

quimica software livre