Autores

CONHECENDO NOSSOS AUTORES


André Luis Christoforo

Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia de Estruturas, Especialista em Matemática e com Pós-doutorados nas áreas de Estruturas e de Materiais. Atualmente é prof. Adjunto da UFSCar, com experiência na área de Mecânica das Estruturas, Elementos Finitos e Materiais Compósitos.

Andréia da Cunha Malheiros Santana

Possui graduação em Letras, Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Educação Escolar, concluídos na UNESP. Realizou Pós-Doutorado (2013), na UFSCar, com apoio financeiro da FAPESP. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atua diretamente na formação de professores, desenvolvendo pesquisas e orientando projetos que tenham como eixo norteador a formação de professores no contexto atual. Além disso, participa dos grupos de estudos e pesquisas GEPFEC (Grupo de Estudos e Propostas sobre a Formação do Professor Contemporâneo- UNESP), FELIP (Formação e Ensino em Língua Portuguesa- UEL) e Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (POW1- UFSCar).

Bruno Campos Janegitz

Bruno Campos Janegitz é professor Adjunto do CCA da UFSCar desde 2015 e orientador do PPGBiotec da UFSCar.

 

Darlan Marcelo Delgado

Possui pós-doutorado em Educação pela UFSCar, é doutor e mestre em Educação pela Unesp e bacharel em Ciências Econômicas pela USP. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação – UFSCar e ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Formação Profissional (CEETPS). Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) na Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa, onde atua no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Tem realizado pesquisas sobre política e gestão educacional e suas articulações com a política de ciência, tecnologia e inovação, sendo autor de artigos e livros sobre este campo.

Elton Sitta

Elton Sitta é bacharel (2005), mestre (2008) e doutor (2012) em Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Alicante (Espanha) entre 2012 e 2013 e, desde 2014, é docente no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos. Ministra disciplinas de Termodinâmica Química, Cinética-Química, Eletroquímica e Laboratórios de Físico Química para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química, e Engenharias Química e de Materiais. Atua na área de Eletroquímica com ênfase em eletrocatálise de reações de interesse em células a combustíveis e cinética complexa incluindo multiestabilidade e oscilações. Atualmente é o vice coordenador do curso de Bacharelado em Química e o representante da área de Físico-Química no conselho de curso.

Fernando Cruz de Moraes

Fernando Cruz de Moraes é professor Adjunto do DQ da UFSCar desde 2016 e orientador do PPGQ da UFSCar.

 

Glaucia Regina Gomes de Carvalho

Glaucia Regina Gomes de Carvalho é graduada em Letras/Português e Inglês pela Universidade Estadual Paulista/UNESP de Araraquara. Possui Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos, com ênfase em Linguística Aplicada, Estudos do Letramento e ensino de Língua Materna. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa LEETRA/UFSCar. Foi bolsista CAPES-PNPD e professora voluntária do Departamento de Letras da UFSCar de 2015 a 2016.

Henrique Amorim

Professor Adjunto de Sociologia, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UNIFESP-Campus Guarulhos) e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (UNIFESP-Campus Baixada Santista) da Universidade Federal de São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa Classes Sociais e Trabalho (GPCT) e realiza atualmente Pós-Doutorado no CESIT/UNICAMP e na EHESS/Paris. Nos últimos quatro anos, coordenou a pesquisa, financiada pela FAPESP e pelo CNPq: Classes Sociais e Valor na Teoria Social Contemporânea. Fez pós-doutorado no Departamento de Sociologia do IFCH/UNICAMP em 2007-2010 e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)/Paris em 2009. Entre 2008-2009, foi pesquisador do Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales (CLACSO). Concluiu o Doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp em 2006, tendo realizado sua pesquisa com Doutorado Sanduíche na EHESS/Paris. Atua na área de Sociologia, com ênfase em sociologia do trabalho e teoria social, pesquisando principalmente os seguintes temas: trabalho, trabalho imaterial e precarização do trabalho, classes e movimentos sociais, produção, processos de trabalho e valor.

Jean Marcel Carvalho França

É professor Titular de História do Brasil da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Livre-docente em História do Brasil pela mesma Universidade. É autor, entre outros livros, de “Literatura e sociedade no Rio de Janeiro Oitocentista (Imprensa nacional - Casa da Moeda, 1999), “Visões do Rio de Janeiro Colonial” (José Olympio, 2000), “Mulheres Viajantes no Brasil” (José Olympio, 2008), “Andanças pelo Brasil colonial” (Editora da UNESP, 2009), “A Construção do Brasil na Literatura de Viagem dos séculos XVI, XVII e XVIII” (José Olympio/EDUNESP, 2012) e “Piratas no Brasil“ (Editora Globo, 2016). É coordenador do Projeto Temático, financiado pela FAPESP, Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em língua portuguesa (Processo nº 2013/14786-6).

 

Joelson Gonçalves de Carvalho

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre e doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol/UFSCar) e Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP/UFSCar). É pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER) e Tutor do PET Economia Solidária. Tem desenvolvido ensino, pesquisa e extensão na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Economia Agrária e Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos temas de Desenvolvimento Socioeconômico, Desenvolvimento Regional e Urbano, Desenvolvimento Rural, Agricultura Camponesa e Economia Social e Solidária.

José Carlos Rothen

Possui graduação e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e pós-doutorado na Université de Starasbourg/França (Bolsista Capes). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos, lotado no Departamento de Educação, atuando no curso de Pedagogia, em cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi coordenador da Comissão Própria de Avaliação da UFSCar de 2013 a 2015. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Educação Superior, Políticas Públicas, História da Educação Superior e sobre imprensa e políticas públicas. Coordena o grupo de pesquisa Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (POW1- UFSCar) e participa da rede UniversitasBR.

José Mario Aquino

José Mario Aquino é bacharel e licenciado em Química pela Universidade Federal de Carlos (UFSCar). Possui mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais e doutorado em Química pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química da UFSCar, função que desempenha desde 2014. Na UFSCar, ministra disciplinas relacionadas com os temas Termodinâmica Química, Eletroquímica e Cinética Química. Os principais enfoques na área de pesquisa são i) desenvolvimento, assim como o entendimento do comportamento de materiais nanométricos para a utilização em dispositivos de armazenamento de energia, como supercapacitores e sistemas de intercalação de íons multivalentes e ii) utilização de sistemas homogêneos e heterogêneos fotoassistidos para o tratamento de águas contaminadas com substâncias orgânicas. Atua em projetos de consultoria relacionados à problemas de corrosão.

 

Júlio Cezar Bastoni da Silva

Júlio Cezar Bastoni da Silva é licenciado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP - Araraquara), com estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, pesquisa sobre a representação das classes populares e outros temas de historiografia literária brasileira.

Lincoln Amaral

Lincoln Amaral é Biólogo, mestre em Melhoramento Genético e doutorando em Estudos Judaicos na USP. Foi ex-aluno da UFSCar. Publicou, também pela EDUFSCar, outros dois romances: Mímica no aquário predileto (2011) e Trilogia amazônica: Hipócrates, o xamã e o escriba (2013).É docente titular do Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus São João da Boa Vista.

Manuel G. P. Homem

Manoel G. P. Homem é bacharel em Física pela UFSCar. Possui mestrado e doutorado em Física Atômica e Molecular pela mesma instituição e pós-doutorado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. Foi professor adjunto do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina entre 2010 e 2012. Desde 2013 é professor adjunto do Departamento de Química da UFSCar atuando na área de Físico-Química com ênfase em espectroscopia de átomos e moléculas. Ministra aulas na graduação e na pós-graduação relacionadas com os temas de Termodinâmica Química, Espectroscopia e Química Quântica.

 

Márcio Meira

Márcio Meira é graduado em História pela UFPA, mestre em Antropologia Social pela UNICAMP e doutor em Memória Social pela UNIRIO. É pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG/MCTIC, desde 1988. Atua nas áreas de etnologia, história indígena e do processo colonial, com ênfase nas pesquisas sobre os povos Aruak, Tukano e Maku, no Noroeste Amazônico. É membro do Grupo de Pesquisa HINDIA (História Indígena e do Indigenismo na Amazônia) do CNPq. Participou da demarcação de terras indígenas no rio Negro (Amazonas) na década de 1990. Foi Diretor do Arquivo Público do Estado do Pará – APEP (1995-1997); Presidente da Fundação Cultural do Município de Belém - FUMBEL (1998-2002); Secretário de Articulação Institucional e de Patrimônio, Museus e Artes Plásticas do Ministério da Cultura (2003-2007); Presidente da Fundação Nacional do Índio – FUNAI (2007-2012); e Assessor Especial do Ministério da Educação (2012-2016).

Maria Sílvia Cintra Martins

Maria Sílvia Cintra Martins é professora associada do Departamento de Letras da UFSCar. Doutora em Linguística com pós-doutorado em Linguística Aplicada na área de pesquisa de Estudos do Letramento. Líder do Grupo de Pesquisa LEETRA – Linguagens em Tradução, vem desenvolvendo pesquisa na interface entre as duas áreas, de Estudos do Letramento e Estudos de Tradução. Possui diversos livros e artigos publicados, destacando-se “Letramento, interdisciplinaridade e multiculturalismo no Ensino Fundamental” e “Literatura, Cultura e Direitos de Indígenas em época de globalização”, publicados pela Editora Mercado de Letras.

Milena da Silveira Pereira

É professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) e Doutora em História e Cultura Social pela mesma instituição. É autora, entre outros estudos sobre cultura escrita luso-brasileira e academias literárias e científicas, de A crítica que fez história: as associações literárias no Oitocentos (Editora Unesp, 2014); e Insultos e Afagos: Sílvio Romero e os debates de seu tempo (Editora CRV, 2017). A pesquisadora é pós-doutoranda em História (PNPD/CAPES) com um projeto acerca das formas de se contar o Brasil nos séculos XVIII e XIX; e membro do Projeto Temático, financiado pela FAPESP, Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em língua portuguesa (Processo nº 2013/14786-6).

 

Orlando Fatibello Filho

Orlando Fatibello Filho, licenciado em Química pela UFSCar, mestre em Físico-Química pelo IQSC-USP, doutor em Ciências (Química Analítica) e livre docente em Química Analítica pela USP de São Paulo. É Prof. Titular do DQ da UFSCar desde 2004, orientador no PPGQ da UFSCar e Membro Titular da ACIESP (Academia de Ciências do Estado de São Paulo). Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em eletroanalítica, métodos ópticos de análise no UV-Vis, quimiluminescência, atuando principalmente nos seguintes temas: análise por injeção em fluxo, biossensores à base de extratos e tecidos vegetais e materiais biológicos purificados, eletrodos de pasta de carbono modificados, eletrodos modificados com filmes poliméricos contendo nanomateriais à base de carbono e/ou nanopartículas metálicas, eletrodo de diamante dopado com boro, Química Analítica Verde e Ensino de química (desenvolvimento de experimentos de baixo custo com material do dia a dia).

Rosemeire de Araújo Rangni

Graduada em Direito (FIG) e Pedagogia (UNG). Especialista em dotados e talentosos (UFLA). Mestrado em Educação (UNICID). Doutorado em Educação Especial (UFSCar). Professor Adjunto III (UFSCar) nos cursos de Licenciatura em Educação Especial e Pós – Graduação em Educação Especial. Atua nas áreas de Altas habilidades, Planejamento Educacional Individualizado, Gestão Educacional e Surdocegueira. Líder do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH) e coordenadora do Laboratório de Pesquisa para Altas Habilidades (LAPAH).

Sebastião Ferreira da Cunha

Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desenvolve pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Teoria Econômica, Economia do Trabalho, Economia Política e Desenvolvimento.

 

Sonia R. Biaggio

Sonia R. Biaggio possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado no Stanford Research Institute-SRI International, em Menlo Park, Califórnia, EUA. É docente do Departamento de Química da UFSCar desde 1977 e ministra aulas de graduação nas áreas de Química Geral e de Físico-Química. É orientadora nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar, atuando na área de Físico-Química, ênfase em Eletroquímica, com pesquisas principalmente nos temas: formação de óxidos passivantes sobre metais; ligas biocompatíveis; materiais de catodo para baterias de íons lítio; síntese e aplicações de polímeros condutores. Suas pesquisas são desenvolvidas no Laboratório de Pesquisas em Eletroquímica (LaPE), cuja página eletrônica é: http://www.ufscar.br/lape

Thiago Henrique Alvarado

É mestre em História e Cultura Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/campus de Franca), onde desenvolve atualmente pesquisa de doutorado sobre as ordenanças do comer e vestir em Castela e Portugal nos séculos XIV e XV.

Tiago Almeida Silva

Tiago Almeida Silva é doutorando em Química Analítica do PPGQ-UFSCar sob orientação do Prof. Orlando Fatibello Filho.

 

Vânia Gomes Zuin

Vânia Zuin é professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, Brasil) e professora visitante da Universidade de York (UoY, Inglaterra). Suas áreas de atuação são Química Analítica Verde e Educação em Química Verde e Sustentabilidade. Recentes distinções incluem os prêmios Jabuti (52o e 57o edições), título de Membro Honorário Visitante da Universidade de York (UK) e Membro da Sociedade Real de Química (FRSC), presidente da associação Humboldt no Brasil, o Prêmio da IUPAC 2014 CHEMRAWN VI para Química Verde e Atmosférica e o Prêmio da Sociedade Americana de Química e Comitê em desenvolvimento Ambiental por incorporar a sustentabilidade em universidades.

Wagner de Souza Leite Molina

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integrante do Programa de Pós-graduação em Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP na mesma instituição, além de membro do Instituto Direito à Cidade, sediado na UFSCar e coordenador do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol). Sua atuação acadêmica envolve, além da economia solidária, as áreas de relações de trabalho, políticas públicas, desenvolvimento territorial e desenvolvimento.

Walter Libardi

Graduado em Engenharia Mecânica pela EESC-USP (1975), Mestre em Engenharia Mecânica pela EESC-USP (1979), Doutor em Engenharia de Estruturas pela EESC-USP (1990), é Professor Titular do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar. Fez pós-doutorado na NorthWestern University, EUA (1993-1994). Pesquisa junto ao Laboratório de Materiais Refratários e Concreto (LAMARCO), foi pesquisador do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CEPID/FAPESP) (2000-2010). Foi Coordenador e Vice-Coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Materiais, na UFSCar. Foi Coordenador do Programa de Intercâmbio com a l’École Polytechnique de l’Université Grenoble I, França (CAPES/BRAFITEC) e participou da elaboração do programa de Duplo-Diploma com a mesma instituição. Foi representante no Conselho Universitário, no Conselho do CCET, no Conselho do Departamento de Engenharia de Materiais, no Conselho do curso de Graduação em Engenharia de Materiais e na Comissão de Pós-Graduação do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Orientou mestres, doutores, alunos de Iniciação Científica e alunos em trabalhos de conclusão de curso. Foi chefe do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar.

 

Wu Hong Kwong

Wu Hong Kwong formou-se em Engenharia Química em 1978 pela Escola Politécnica da USP (EPUSP). Fêz estágio na Cia Nitro Química Brasileira em 1977 e 1978. Em 1979, ingressou no corpo docente do Departamento de Engenharia Química da UFSCar (DEQ/UFSCar). Obteve o título de mestre em 1985 e o título de doutor em 1992, ambos pela EPUSP. Atuou como docente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSCar e no Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da SEaD-UAB-UFSCar. No curso de graduação, ministra disciplinas na área de simulação, otimização e controle de processos químicos. Exerceu cargos de chefe e vice-chefe do DEQ/UFSCar e coordenador do Curso de Engenharia Química. Em 2009, iniciou as suas atividades como tutor do Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Química da UFSCar (PET-EQ). Escreveu o livro Resolvendo problemas de engenharia química com software livre Scilab e vários apontamentos publicados pela EdUFSCar. Foi várias vezes paraninfo e professor homenageado. Atualmente, é professor titular do DEQ/UFSCar.

Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette

São professores da Universidade Federal de São Carlos e pesquisam o campo das habilidades sociais há muito tempo. Estão também vinculados ao CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) e já publicaram mais de uma centena de artigos em revistas científicas brasileiras e do exterior. Também publicaram testes e livros nessa temática, destacando-se: Psicologia das habilidades sociais: Habilidades Sociais e Competência Social: Manual Teórico-Prático, Habilidades Sociais: Terapia, educação e trabalho; Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo; Habilidades sociais: O modelo de Jesus; Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática; Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações; Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo; Inventário de habilidades Sociais (IHS-Del Prette); Inventário de habilidades sociais para Adolescentes (IHSA-Del Prette); Inventário de habilidades sociais conjugais (IHSC-Villa&Del-Prette); Sistema Multimídia de avaliação de habilidades sociais para crianças (SMHSC-Del-Prette); Já pensou se todo mundo torcesse pelo mesmo time (infanto-juvenil); Aparecida Apressada (infanto-juvenil).