Produtos Educacionais: contribuições de pesquisas na Educação Matemática

Ano de publicação: 2018
Edição: Primeira
ISBN: 987-85-7600-504-9
Organizador: Paulo César Oliveira
Páginas: 148

Produtos Educacionais: contribuições de pesquisas na Educação Matemática

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Descrição

Esta obra tem por objetivo difundir resultados de pesquisas tanto no contexto do ensino quanto no processo ensino-aprendizagem para professores em contexto de formação inicial e/ou continuada, bem como pesquisadores na área de Educação Matemática.

A relação com o saber nas interações com os colegas e com o professor, sob um determinado contexto escolar, é abordada em dois capítulos dos livros Aprendizagem do conceito de área de figuras planas com o auxílio do software régua e compasso e Raciocínio combinatório: uma proposta de ensino para professores do Ensino Fundamental.

A teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval é contemplada no capítulo “Um estudo sobre a interpretação geométrica dos números complexos”, cujo objetivo é viabilizar o estudo do conteúdo de números complexos para alunos da 3a série do Ensino Médio via GeoGebra, o qual se revelou eficiente para uma visualização geometrizada do conteúdo em relação à construção de seus conceitos.

Ainda em relação aos recursos tecnológicos, apresentamos um capítulo cujo foco é uma revisão bibliográfica envolvendo produções acadêmicas cujo título é “As contribuições do software GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica: uma análise de dissertações de mestrado para a Licenciatura em Matemática”.

Em relação ao contexto de aulas investigativas, temos interesse em analisar o impacto de práticas pedagógicas no desenvolvimento da capacidade de raciocínio dos alunos. Os processos de raciocínio incluem a formulação de questões, a formulação e o teste de conjeturas e a realização de justificações. Tanto as questões como as conjeturas podem ser mais específicas ou mais gerais. Um importante processo de raciocínio é a generalização, que parte de uma conclusão ou conjetura específica para formular uma conjetura de âmbito mais geral.

Como representante desta linha de pesquisa, apresentamos o texto “Tarefas Exploratório-Investigativas na Construção de Mosaicos Geométricos com uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental”.

Dois outros capítulos deste livro são oriundos de dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UFSCar. O objetivo deste programa converge com os propósitos educacionais do nosso programa de Pós-Graduação, o PPGECE, em alguns aspectos, pois ambos têm como objetivo formar profissionais que possam contribuir para o constante aperfeiçoamento da educação brasileira – contribuições que podem se dar por meio da pesquisa para produção de conhecimentos científicos e/ou da sua atuação profissional docente, seja no planejamento, na implementação e avaliação de práticas de ensino e aprendizagem matemática e tecnológica, adequadas ao contexto da educação básica.

Levamos em conta estes fatos e trouxemos dois capítulos que se articulam com o propósito desta obra. Num deles, intitulado “A possibilidade de se introduzir o raciocínio funcional para o estudante do 5o ano do Ensino Fundamental: contribuições para o debate”, o objetivo do texto é discorrer sobre o potencial algébrico que o estudante do 5o ano do Ensino Fundamental possui, quando defrontado com situações-problema envolvendo a estrutura multiplicativa e sequências (icônicas e numéricas), antes e depois de ter passado por uma intervenção de ensino com foco em resolução de problemas que exploram o raciocínio algébrico.

O outro capítulo, “Contribuições de softwares e de impressora 3D no estudo da geometria espacial no ensino médio”, traz ao leitor uma apresentação sobre as possíveis contribuições de dois softwares e de uma impressora 3D na produção de materiais didáticos palpáveis a mão livre para o estudo da Geometria Espacial no Ensino Médio, cuja utilização de conceitos de curvas e de superfícies no processo ensino-aprendizagem passa pela mobilização de registros de representação semióticas, sob a óptica de Raymond Duval.

No desenvolvimento das pesquisas em nossos programas de pós-graduação, no que diz respeito à educação básica, dedicamos à análise crítica do conteúdo escolar, que é objeto específico de pesquisa. Devido a esta importância, o Prof. Dr. Nelson Antonio Pirola elaborou um texto intitulado “Resolução de problemas e o ensino da Matemática escolar: algumas contribuições de pesquisas em Psicologia da Educação Matemática”.

Informações adicionais

  • Peso: 0,38 Kg
  • Dimensões do produto
    • Comprimento: 27,00 cm
    • Altura: 2,00 cm
    • Largura: 21,00 cm

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